Pages

Subscribe:

sábado, 24 de setembro de 2011

Afinal, o que é ética?

Fala-se tanto em ética – especialmente na política – e este é um assunto tão importante que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o escolheram como um dos temas transversais a serem trabalhados nas escolas. Mas afinal, o que é ética?

ética. S. f. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Esta é uma definição encontrada em dicionário. É interessante notar que essa acepção parece se confundir com a de moral. De fato, Valls (1994), alerta para a dificuldade de se explicar o seu conceito: “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. O autor adota a visão de que

ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento (VALLS, 1994, p. 7).

Os PCN apresentam uma situação hipotética que traz uma reflexão importante sobre o tema: “É ou não ético roubar um remédio, cujo preço é inacessível, para salvar alguém que, sem ele, morreria? Colocado de outra forma: deve-se privilegiar o valor ‘vida’ (salvar alguém da morte) ou o valor ‘propriedade privada’ (não roubar)”? Ao expor o significado adotado sobre o termo, põem fim à questão apontada anteriormente sobre a semelhança entre os conceitos de ética e moral.

Moral e ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.). Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). Finalmente, deve-se chamar a atenção para o fato de a palavra “moral” ter, para muitos, adquirido sentido pejorativo, associado a “moralismo”. Assim, muitos preferem associar à palavra ética os valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os “moralistas” (PCN, 1997, p.49).


Fontes:
DICIONÁRIO Aurélio Básico da Língua Portuguesa. São Paulo: Folha de São Paulo, 1988.
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ética. Brasília: 
Acesso em: 24 setembro 2011.

0 comentários:

Postar um comentário